Furtos e roubos de bicicletas aumenta quase 50% no Brasil

Furtos e roubos de Bicicletas Aumentam Quase 50% no Brasil

Por Álvaro Perazolli

Jornalista, Fotógrafo, Biker e Colaborador na Veloseguro

Publicado em 29 de junho de 2018. | Atualizado em 03 de julho de 2018.


O aumento do número de assaltos e furtos de bicicleta no Brasil aparece como reflexo do aumento do número de ciclistas em si, além de bicicletas cada vez mais caras.

1. Para onde as estatísticas apontam

Segundo a SSP (Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo), os roubos tiveram um aumento de 43% em 2017 no estado de SP.

Notícia que chamou a atenção de portais de notícias e de emissoras abertas, como foi o caso da veiculação no programa Fala Brasil da Rede Record, na segunda quinzena de maio de 2018.

Alguns dos entrevistados da matéria em questão e muitas pessoas não ligadas ao segmento relacionam o aumento dos roubos e furtos aos altos valores das bicicletas.

Duilly Cicarini, CEO da Veloseguro e Triatleta, diz que não é apenas por isso, mas sim pelo aumento de ciclistas e consequentemente de bicicletas expostas aos criminosos no Brasil.

“Um dos principais fatores que incentiva o aumento do número de roubos de bikes é a existência de mercados paralelos e compradores dispostos a comprar em silêncio”.

"Hoje na internet há uma legião de pessoas que não se preocupam com a procedência ou até mesmo negligenciam o fato do preço indicar que pode tratar-se de produto de origem criminosa. Se até mesmo lojistas vendem sem emitir nota fiscal e o cliente não vê problema, o que dirá de uma bicicleta pela metade do preço?”, declara Duilly.

2. A experiência de quem já foi vítima

Viviane P. A., que preservaremos a identidade, é uma vítima dessa estatística. Ela reside no interior de São Paulo e em dezembro de 2017 foi abordada por dois homens em uma moto.

A ciclista estava sozinha e foi ameaçada com uma faca. Os criminosos roubaram uma Cannondale no valor de R$ 33 mil. 

“Parecia um pesadelo! Não queria acreditar que aquilo estava acontecendo comigo. Uma sensação de impunidade, pois vi um sonho ser tirado e não pude fazer nada”, conta;

 Viviane felizmente possuía um seguro de bicicletas da e foi ressarcida após o incidente, mas nunca há recompensa suficiente para quem passa por esta experiência.

Uma bicicleta é roubada a cada 30 minutos em São Paulo

3. São Paulo lidera o ranking de roubos e furtos de bike

Segundo informações do site Bicicletasroubadas.com.br e da SSP, São Paulo lidera o ranking das cidades com mais roubos e furtos de ciclistas. Ela é responsável por quase 40% dessa estatística, foram 573 roubos registrados em 2017.

Em segundo temos o Rio de Janeiro, seguido por Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.

Os números podem ser ainda mais alarmantes, pois em mais de 50% dos casos não é feito o Boletim de Ocorrência. Dados de uma pesquisa espontânea das entidades de cicloativistas (Ciclocidade, Aromeiazero, Aliança Bike, CicloBR, Bike é Legal e Vá de Bike).

Ter uma bike hoje sem um seguro no Brasil acaba sendo tão arriscado quanto não ter o seguro do seu automóvel.

4. A corrida pelos seguros de bike

Como reflexo, começa a crescer o mercado de seguro de bicicletas.

Os ciclistas já se interessam mais por conhecer como funciona a contratação e as coberturas de um seguro de bike, além de quais as seguradoras que oferecem o produto.

Nesta procura, largam na frente as corretoras que tem dedicação exclusiva para o seguro de bicicletas.

A Veloseguro é um exemplo de corretora de seguros especializada em seguros de bike!

“O atendimento da Veloseguro.com não poderia ter sido melhor melhor. Fiz o seguro de uma bicicleta pela primeira vez e não me arrependo de ter escolhido eles”, revela Viviane P. A., cliente da Veloseguro e vítima de um assalto no interior de SP em dezembro de 2017.

Após o assalto, Viviane adquiriu uma outra Cannondale no valor de R$ 46 mil e diz que não teria outra bike do mesmo nível caso não tivesse segurada. “Depois do ocorrido não tenho mais coragem de ficar sem o seguro”.

Veloseguro.com oferece diversas opções de seguros, do mais completo ao mais básico. Quer conhecer? 

Faça aqui uma simulação gratuita do seguro para sua bicicleta!



Leitura recomendada

Comments are closed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}