Qual o Melhor Cadeado para Bike em 2023?

Saiba quais são os modelos de cadeado mais recomendados, qual é a melhor relação investimento x benefício, aprenda a forma mais eficiente para prendê-lo na sua bike e, o mais importante, entenda como pensa o ladrão de bicicleta.

Por Álvaro Perazzoli

Jornalista, Fotógrafo, Biker e Colaborador na Veloseguro

Prender sua bicicleta com o cadeado correto é importante para qualquer ciclista. E não pense que, por sua bike ter um seguro, isso significa que você pode deixar ela por aí, sem um cadeado de segurança. 

Se você está pensando em comprar uma bike, ou simplesmente não consegue imaginar sua magrela sendo furtada, este guia é para você.

Saber escolher o melhor cadeado para prender sua bicicleta é sempre um desafio, ainda mais com tantas opções disponíveis no mercado. E, apesar da enorme oferta de cadeados no mercado, esta escolha pode definir a sorte de quem pretende usá-lo para proteger sua bicicleta.

Existe algum cadeado 100% seguro?

Como mostra o vídeo abaixo, com a ferramenta adequada, tempo e no ambiente correto, qualquer cadeado pode ser rompido.

Nosso objetivo é te mostrar como fazer o melhor para dificultar a vida do bandido.

É muito importante compreender que, além de ter um bom cadeado, você precisa estar atento a comportamentos valiosos para reduzir as chances de um bandido escolher a sua bike para "levar para casa".

Acesse aqui nosso post completo sobre como evitar o furto da sua bicicleta.

Outro aspecto que deve ser observado, é que a maioria dos ciclistas opta pelo pior cadeado em busca de praticidade e esquecem do real valor deste equipamento, que é fornecer segurança para quem precisa prender sua bicicleta.

Portanto, siga as dicas do Blog da Velo e esqueça dos cadeados que são mais práticos do que seguros.

Nos EUA e na Europa existem empresas qualificadas para classificar os cadeados por nível de segurança. Como ainda no Brasil não existe uma certificadora, a Velo faz este trabalho para você e te ajuda a voltar para casa com sua bike.

Cadeados U-Lock: a melhor proteção para sua bike

O cadeado no formato de U (ou U-lock) é o mais recomendado para prender bicicletas. Isso, pois dificilmente podem ser rompidos com um alicate, ferramenta que é usada pela maioria dos bandidos.

cadeado para bike

Esses não são cadeados muito convencionais e muitas pessoas nem mesmo já o viram alguma vez. No entanto, são os melhores cadeados para bikes!

Os modelos de cadeado U-lock podem ser ou pouco mais pesados e difíceis de carregar que outros tipos, além de poderem custar mais. Mas o esforço e dinheiro a mais compensam toda vez que você encontra sua bike no lugar onde prendeu.

Rompê-los exigiria uma boa serra e tempo para realizar a operação, coisa que a maioria dos bandidos não tem, principalmente se presos da maneira adequada e no lugar correto.

Falamos mais de como escolher um local para prender a bike e como usar um cadeado U-lock neste post.

Para se ter uma ideia, enquanto um cadeado de cabo de aço consome menos de 3 segundos para ser rompido, um U-lock pode tomar até 2 minutos preciosos, o que para o bandido pode ser uma eternidade.

O vídeo acima (em inglês) mostra como mesmo alicates poderosos têm muita dificuldade em causar dano aos U-locks.

Portanto, quando estiver em um bikeshop, exija que o vendedor mostre as opções de U-lock e escolha aquele que couber no seu bolso. Você vai perceber que foi uma boa compra toda vez que encontrar sua bike intacta onde deixou!

Algumas das marcas que desenvolvem este modelo de cadeado são:

  • Onguard
  • Kode
  • Kryptonite

Cadeados para motos: uma opção segura e barata

Uma opção de cadeado cada vez mais utilizada para quem busca segurança e precisa economizar na compra desses equipamentos são os cadeados para motocicletas. 

Estes cadeados tem ganhado muita aceitação devido à sua composição mais robusta do que os famosos cadeados de cabo de aço e pelo baixo custo com o qual eles podem ser encontrados.

Uma simples pesquisa no google pelo termo "tranca ou cadeado para motocicleta" mostrará opções bastante acessíveis, na faixa de R$ 50,00, o que pode ser considerado um valor baixo pela segurança que ele poderá oferecer.

Não é difícil supor que se este modelo é indicado para prender motocicletas, poderá adequar-se facilmente às magrelas.

cadeados para motocicleta

O ponto forte deste tipo de cadeado é a sua versatilidade, proporcionada pelo comprimento de 1 metro, o que permite prender a bicicleta em diferentes tipos de anteparo fixo, como postes, paraciclos, suportes e portões.  Outra vantagem é a proteção de silicone que impede que a bicicleta arranhe ao atritar com o cadeado.

Este tipo de cadeado tem um excelente custo x benefício para quem precisa prender sua bicicleta na garagem do condomínio, em bicicletários e em vias públicas.

É claro, cadeados mais seguros usam ligas metálicas mais pesadas e podem ser um inconveniente na hora de ser transportado.

Sabemos que você irá levar em conta o aspecto estético da sua bike e, convenhamos, este não é um cadeado que chama a atenção pela sua beleza.

Mas antes de descartar esta opção extremamente segura e barata, avalie o que está em jogo. E nesse caso, é a sua paz e tranquilidade. 

Se você usa a bicicleta diariamente, é provável que use uma mochila para transportar os objetos que leva com você e considere este item na "bagagem". 

Certamente irá desencorajar ladrões oportunistas, que representam mais de 60% dos criminosos que se aventuram a furtar uma bicicleta.

Uma dica, pra quem tem o hábito de guardar a bicicleta sempre no mesmo lugar, por exemplo, no local de trabalho, é considerar deixar o cadeado preso ao paraciclo para evitar que você o transporte consigo.

Certamente ele estará esperando por você no dia seguinte pronto para ser usado.


Cabos de aço: o pior custo x benefício e devem ser evitados


Os cadeados de cabo de aço, no Brasil, são disparado o modelo mais comercializado e podem ser encontrados facilmente na versão de trava por chave ou segredo e são de longe os mais populares.

Eles estão disponíveis em espessuras distintas e este importante fator geralmente irá interferir no seu valor, assim como em sua resistência.

Na opinião de especialistas, este tipo de cadeado pode ser uma verdadeira armadilha para quem compra, pensando que estará protegido em qualquer ocasião.

Em países mais amadurecidos quanto ao uso da bicicleta como meio de transporte para pequenas distâncias, você raramente encontrará uma bicicleta presa em via pública por um cadeado deste tipo e a razão é muito simples:

Apesar de serem normalmente mais leves e práticos, a maioria dos cabos de aço são mais fáceis de violar e os preferidos dos bandidos.

Como explicamos, com um alicate adequado facilmente camuflado em um casaco, o ladrão de bicicletas gastará de 2 a 3 segundos para romper um cabo de aço menos robusto.

Cadeados de cabo de aço podem ser utilizados como um cadeado de apoio, por exemplo, para prender as rodas ao quadro, mas escolhe sempre os modelos aqui recomendados para prender a bicicleta pelo quadro.

Imagine a situação pela perspectiva de um ladrão que sai pronto para furtar uma bike:

Ele vai procurar a melhor bike, presa pelo pior cadeado, e carrega comsigo um alicate que pode facilmente cortar um cabo de aço.

Se ele se depara com sua bicicleta presa da maneira adequada, vai saber que pode até cortar o cabo de aço e tentar retirar a roda dianteira antes de alguém o impedir, mas sabe que vai voltar para casa com apenas uma roda, e não uma bike inteira.

É triste pensar assim, mas infelizmente parte da sua missão ao prender sua bike com cadeados é fazer com ela seja a opção que o bandido irá descartar, dando preferência para opções mais fáceis e seguras.

cadeado para proteção bike

Qual é a recomendação dos especialistas da Velo?

A recomendação unânime entre nossos especialistas é a combinação de um bom cadeado U-lock com o modelo de cabo de média espessura.

Além disso é importante dar atenção aos seguintes pontos:

  1. Escolha de um local adequado: movimentado, vigiado e iluminado;
  2. Prenda a bicicleta corretamente com os cadeados: garanta que todas as partes móveis estão presas à um objeto irremovível. 
  3. Se você irá utilizar sua bicicleta para deslocamentos curtos, da casa para o trabalho, por exemplo, considere substituir a blocagem "quick release" por parafusos. Será melhor carregar uma chave com você, do que se deparar com a bicicleta sem as rodas. O mesmo servirá para o selim. 

E pra quem quer aprender mais sobre como aumentar a sua segurança com o uso de cadeados, a curadoria da Velo elegeu dois vídeos muito legais e recomendamos que assista:

E se quiser estar totalmente protegido contra furtos, faça uma simulação gratuita do seguro da sua bike e converse com  nossos especialistas, que estarão preparados para te ajudar a fazer a melhor escolha.


Leitura recomendada

Comments are closed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}