Qual o melhor cadeado para a sua bike?

Por Álvaro Perazzoli

Jornalista, Fotógrafo, Biker e Colaborador na Veloseguro

Publicado em 26 de outubro de 2018. | Atualizado em 26 de outubro de 2018.


Nem mesmo o melhor cadeado para sua bike será 100% seguro, mas a escolha correta aliada à prevenção do ciclista pode ser a melhor arma contra ladrões.

Escolher o cadeado correto é um dilema muito comum para quem usa a bike para deslocamento e precisa frequentemente prendê-la na rua ou em locais no qual ela fica exposta.

Existem diversos tipos de cadeados à disposição que atende todos os estilos e bolsos.

A má notícia é: nenhum cadeado é 100% seguro.

Alguns modelos oferecem maior dificuldade para serem violados e, portanto, são mais indicados e irão oferecer maior segurança.

Os modelos mais comuns encontrados nas lojas e também na internet são os de cabo de aço e os U-lock.

1 – Cabos

Podem ser encontrados modelos com chave ou segredo.

Estão disponíveis em espessuras distintas de cabo e este importante fator irá interferir no seu valor.

Eles costumam ser leves e práticos, mas são os mais fáceis para violar com a ferramenta certa.  

Em uma rápida pesquisa no Youtube você encontrará vídeos em que mostram a agilidade dos bandidos em romper este tipo de cadeado, o que os torna os menos indicados, apesar dos predicados acima.

Considere este cadeado como um auxiliar para prender a roda dianteira, combinado com um bom U-lock.


2. U-Locks

Os modelos de cadeado U-lock costumam ser mais caros e pesados e, felizmente, estão se tornando mais populares entre ciclistas.

Apesar de nada convencionais como acessório de moda, U-locks de todos os tamanhos e cores cada vez mais compõem o visual de muitas tribos de ciclistas urbanos.

U-locks são os modelos de cadeado mais indicados pois dificilmente podem ser rompidos com um alicate (usado pela maioria dos bandidos) e rompê-los uma boa serra e tempo para realizar a operação.

Para se ter uma idéia, enquanto um cadeado de cabo de aço demanda até 3 segundos para ser rompido, um U-lock pode tomar até 2 minutos, o que para o bandido pode parecer uma eternidade.


3. Outras opções

Há também quem use correntes com cadeado, mas elas são pesadas e desajeitadas para se carregar.

O cadeado também provou-se fácil de ser violado com ferramentas como chaves-de-fenda e até mesmo uma improvável lâmina de barbear, acredite.


4. Nossa recomendação

A recomendação unânime entre especialistas é a combinação de um bom cadeado U-lock com o modelo de cabo de média espessura.

O Cadeado U-lock deverá prender quadro + roda traseira a um objeto irremovível e o cabo deve ser usado para prender a roda dianteira ao quadro e, por que não, o mesmo objeto.

Fique atento à estrutura do objeto ao qual fixará seu cadeado, uma vez que se ele for violado, de nada adiantará todo este aparato de segurança.

Para pedalar tranquilo de verdade, siga às orientações acima e faça o seguro da sua bicicleta.

Faça uma simulação e converse com  nossos especialistas, que estarão preparados para te ajudar a fazer a melhor escolha.