Qual o melhor cadeado para a sua bike?

Por Álvaro Perazzoli

Jornalista, Fotógrafo, Biker e Colaborador na Veloseguro

Publicado em 26 de outubro de 2018. | Atualizado em 07 de janeiro de 2020.


Prender sua bicicleta com o cadeado correto é importante para qualquer ciclista, até aquele que tem um seguro de bike.

Se você está pensando em comprar uma bike, ou simplesmente não consegue imaginar sua magrela sendo furtada, este guia é para você.

Saber escolher o melhor cadeado para prender sua bicicleta é sempre um desafio, ainda mais com tantas opções disponíveis no mercado.

E apesar da enorme oferta de cadeados no mercado, esta escolha pode definir a sorte de quem pretende usá-lo para proteger sua bicicleta.

Neste artigo vamos mostrar:

Existem diferentes tipos de cadeado, para todos os estilos e bolsos, e a má notícia é:

Nenhum cadeado é 100% seguro!

Como mostra o vídeo abaixo, com a ferramenta adequada, tempo e no ambiente correto, qualquer cadeado pode ser rompido.

Nosso objetivo é te mostrar como fazer o melhor para dificultar a vida do bandido.

É muito importante compreender que além de ter um bom cadeado você precisa estar atento a comportamentos valiosos para reduzir as chances de um bandido escolher a sua bike para "levar para casa".

Acesse aqui nosso post completo sobre como evitar o furto da sua bicicleta.

Outra aspecto que deve ser observado, é que a maioria dos ciclistas opta pelo pior cadeado em busca de praticidade e esquecem do real valor deste equipamento, que é fornecer segurança para quem precisa prender sua bicicleta.

Portanto, siga as dicas do Blog da Velo e esqueça dos cadeados que são mais práticos do que seguros.

Nos EUA e Europa existem empresas qualificadas para classificar os cadeados por nível de segurança. 

Como ainda no Brasil não existe uma certificadora, a Velo faz este trabalho para você e te ajuda a voltar para casa com sua bike. 

Cadeados U-Lock: a melhor proteção para sua bike

O cadeado no formato de U (ou U-lock) é o mais recomendado para prender bicicletas. Isso pois dificilmente podem ser rompidos com um alicate, ferramenta usada pela maioria dos bandidos.

cadeado u-lock para prender bicicletas

Apesar de nada convencionais como acessório de moda, U-locks de todos os tamanhos e cores cada vez mais compõem o visual de muitas tribos de ciclistas urbanos. 

Os modelos de cadeado U-lock podem ser ou pouco mais pesados e difíceis de carregar que outros tipos, além de poderem custar mais. Mas o esforço e dinheiro a mais compensam toda vez que você encontra sua bike no lugar onde prendeu.

Rompê-los exigiria uma boa serra e tempo para realizar a operação, coisa que a maioria dos bandidos não tem, principalmente se presos da maneira adequada e no lugar correto.

Falamos mais de como escolher um local para prender a bike e como usar um cadeado U-lock neste post.

Para se ter uma ideia, enquanto um cadeado de cabo de aço consome menos de 3 segundos para ser rompido, um U-lock pode tomar até 2 minutos preciosos, o que para o bandido pode ser uma eternidade.

O vídeo acima (em inglês) mostra como mesmo alicates poderosos têm muita dificuldade em causar dano aos U-locks.

Portanto, quando estiver em um bikeshop, exija que o vendedor mostre as opções de U-lock e escolha aquele que couber no seu bolso. Você vai perceber que foi uma boa compra toda vez que encontrar sua bike intacta onde deixou!

Algumas das marcas que desenvolvem este modelo de cadeado são:

  • Onguard
  • Kode
  • Kryptonite
bicicleta presa corretamente por cadeados


Mas se você reparou na imagem acima (ou leu nosso texto sobre como evitar o furto da sua bike) reparou que o U-lock é utilizado junto com outro tipo de cadeado.

Cabos de aço - o complemento ideal

Os cadeados de cabo de aço podem ser encontrados facilmente na versão de trava por chave ou segredo e são de longe os mais populares.

Eles estão disponíveis em espessuras distintas e este importante fator geralmente irá interferir no seu valor, assim como em sua resistência

Apesar de serem normalmente mais leves e práticos, a maioria dos cabos de aço são mais fáceis de violar e os preferidos dos bandidos.

Como explicamos, com uma alicate adequada facilmente camuflada em um casado, o ladrão de bicicletas gastará de 2 a 3 segundos para romper um cabo de aço menos robusto.

Mas então por que indicamos que você tenha um destes? Simples: por que um U-lock só não consegue prender todas as partes cruciais de sua bike.

É preciso prender o quadro e as duas rodas à um objeto fixo. Isso é possível, mas como entendemos que pedalar por aí com dois cadeados U-lock é fora de mão, um cabo de aço aliado ao U-lock é uma solução que já dá muita dor de cabeça aos assaltantes.

cadeados ideais para prender bikes

Imagine a situação pela perspectiva de um ladrão que sai pronto para furtar uma bike:

Ele vai procurar a melhor bike, presa pelo pior cadeado, e carrega com sigo um alicate que pode facilmente cortar um cabo de aço.

Se ele se depara com sua bicicleta presa da maneira adequada, vai saber que pode até cortar o cabo de aço e tentar retirar a roda dianteira antes de alguém o impedir, mas sabe que vai voltar para casa com apenas uma roda, e não uma bike inteira.

forma correta de prender uma bicicleta com cadeados

É triste pensar assim, mas infelizmente parte da sua missão ao prender sua bike com cadeados é fazer com ela seja a opção que o bandido irá descartar, dando preferência para opções mais fáceis e seguras.

Qual a recomendação de cadeado da Velo

A recomendação unânime entre nossos especialistas é a combinação de um bom cadeado U-lock com o modelo de cabo de média espessura.

Além disso é importante dar atenção aos seguintes pontos:

  1. Escolha de um local adequado: movimentado, vigiado e iluminado;
  2. Prenda a bicicleta corretamente com os cadeados: garanta que todas as partes móveis estão presas à um objeto irremovível

E pra quem quer aprender mais sobre como aumentar a sua segurança com o uso de cadeados, a curadoria da Velo elegeu dois vídeos muito legais e recomendamos que assista:

E se quiser estar totalmente protegido contra furtos, faça uma simulação gratuita do seguro da sua bike e converse com  nossos especialistas, que estarão preparados para te ajudar a fazer a melhor escolha.