Como Escolher o Tamanho da Sua Bike?

Por Gustavo Vieira

CEO na Studio Bike Fit - RETÜL University

Publicado em 23 de abril de 2018. | Atualizado em 15 de junho de 2018.


A seleção do tamanho adequado da bike é um passo bastante importante, pois proporcionará ao ciclista uma pedalada mais confortável, segura e eficiente.

Atente-se ao conforto, performance e tamanho das peças.

Atualmente, cada fabricante segue um padrão diferente para construção dos quadros. Assim, existe uma variedade muito grande de tamanhos de bicicletas para serem escolhidas no momento da compra, o que torna uma tarefa bastante complexa e com um risco de erro considerável, principalmente se for escolher sua nova bicicleta através das tabelas de sugestão de tamanhos dos fabricantes ou pelas medidas corporais estáticas.

Sendo assim, com a utilização das antigas fórmulas matemáticas, você não saberá realmente qual será o tamanho adequado da sua nova bicicleta. Dessa forma, você corre o risco de adquirir uma bicicleta com dimensões inapropriadas para o seu biotipo.

Uma bicicleta num tamanho incorreto irá dificultar ou impossibilitar um bom ajuste da mesma, aumentando o risco do surgimento de dores, sintomas e lesões no ciclista – além da baixa performance e dificuldades com a pilotagem.

Tecnologia a favor do esporte

Pensando nessa demanda e necessidade dos ciclistas foram criados há alguns anos surgiram equipamentos que permitem identificar o melhor posicionamento em cima da bike, simulando os diferentes tamanhos de bicicletas existentes no mercado. A avaliação de todos os parâmetros é feita enquanto o ciclista pedala, e tudo isso antes da compra da nova bike! Assim, a experiência e o desempenho na nova bike estarão garantidos.

Por Isso, quando for comprar uma nova bicicleta, recomendamos que você consulte um bom Bike Fitter que trabalhe com sistemas de avaliação do posicionamento do ciclista. Ele também procurará as melhores opções de bike para cada biótipo. Assim, você evita lesões e melhora a sua performance!

Avaliação física e Bike Fit

Através de uma avaliação física detalhada e direcionada para o ciclista, o Bike Fitter terá condições de saber as reais necessidades do atleta e poderá buscar um posicionamento mais neutro, seguro  eficiente para ser usado na nova bicicleta.

Dessa forma, além de obter uma bicicleta com as melhores dimensões para cada ciclista, será possível ajusta-la perfeitamente, evitando problemas futuros. Além de tudo, o ciclista também irá economizar em futuras trocas de peças.

Para o atleta amador ou profissional que busca melhoria da sua performance, o bike fit se torna tão importante quanto uma nutrição adequada.

Acabou de comprar a sua bike e precisa fazer um bike fit? Faça também o seguro da sua magrela e garanta um pedal tranquilo. Faça aqui uma simulação.

 Gustavo Vieira, Retül Master Fitter, é referência em Bike Fit em Minas Gerais com estúdio próprio em Belo Horizonte  e colaborou com o Blog da Veloseguro. 

Obrigado, Gustavo!