Será que Seguro de bike é caro?

Muitos ciclistas – de iniciantes à profissionais – possuem a dúvida se realmente vale a pena contratar um seguro de bike. Este é um questionamento comum entre quem ainda não conhece muito sobre os serviços de uma seguradora e de quem possui o medo de que seja caro e não valha a pena.

Se você já se perguntou algo do tipo, estamos aqui para te ajudar definitivamente com todas as suas dúvidas sobre estes valores.

Afinal, todos nós sabemos que basta você possuir algum bem material que você estará, infelizmente, correndo o risco de ser roubado/furtado.

Por isso, se prevenir e garantir a sua segurança, caso isto aconteça, se torna uma necessidade.

Além disso, os serviços de uma seguradora podem ir além de casos de roubos e furtos, te ajudando em circunstâncias bem adversas que podem acontecer enquanto você pedala.

Mas será que investir no seguro de bike realmente é um bom negócio? Vamos te explicar tudo sobre como funciona os valores das seguradoras e a cotação para a sua bicicleta.

É caro contratar um seguro de bike?

Quando se trata de assuntos como “caro” e “barato”, a resposta sempre depende. Afinal, algo que pode ser barato para você, pode também ser caro para outra pessoa.

Do mesmo modo, as necessidades de cada pessoa também podem variar.

Por exemplo, há aqueles que desejam apenas um seguro simples para caso de assalto, enquanto há outros que desejam estar protegidos se forem furtados, se sofrerem algum acidente, caso ocorra algum dano a sua bicicleta.

Desta forma, o valor de cada seguro pode mudar bastante conforme as opções de serviços adicionadas, podendo tornar o plano mais caro ou mais barato.

Tudo depende justamente de quais são as suas possibilidades financeiras e também das suas necessidades de proteção.

Por isso, é necessário avaliar todo o seu contexto antes de dizer se um seguro é caro ou não, você pode inclusive simular agora e conferir o preço para sua bicicleta.

Fatores como o valor da sua bike, os serviços que cada seguradora oferece, assim como os planos disponíveis, precisam ser analisados com cautela antes de uma decisão ser tomada.

Mas, de qualquer forma, nós respondemos que não, o seguro de bike não é caro  e nem precisa ser um motivo de preocupação financeira para você.

Afinal, o seguro de bike serve justamente para garantir um serviço que você precisa diante de um imprevisto, algo que virá para te ajudar e não te deixar ficar no prejuízo.

Para entender melhor isso é importante você se colocar diante da situação em que pode precisar usar o seu seguro:

Vamos supor que você seja assaltado e levam a sua bicicleta. Este, por si só, já é um momento bastante estressante.

Além de tudo, imagine que você não conta com nenhum seguro, nada que possa trazer um alívio financeiro depois deste prejuízo.

Realmente dá para falar que é caro um serviço que, diante de um investimento mínimo, garanta que você está assegurado de um valor que te possibilita adquirir uma nova bike após sofrer um assalto?

Pensando por esse lado, creio que você perceberá também que, de fato, pagar um seguro compensa quando você imagina que pode passar por esta situação, não é?

Mas talvez você ainda esteja em dúvida se há uma necessidade real de pagar um seguro… Neste caso, continue lendo!

Quando é necessário ter um seguro?

É fato que as bicicletas se tornaram um item muito popular!

Embora isso não tenha sido sempre assim, pois por muito tempo a bicicleta foi vista de forma desvalorizada, como algo barato e sem muita importância, agora é completamente diferente.

Nos últimos anos, as pessoas realmente descobriram uma paixão no ciclismo. Seja começando como uma forma de praticar atividade física e cuidar da saúde, ou com o interesse realmente de fazer um esporte. Com isso, houve uma grande valorização das bikes!

Desde o ano passado, o setor de produção e vendas de bicicletas cresceu em 54%, construindo a sua melhor fase e com tendência de crescer ainda mais.

Com as empresas lançando bicicletas com mais e melhores tecnologias, as pessoas se apaixonando por andar de bicicleta e investindo em modelos modernos e mais caros, é claro que isso chama a atenção também daqueles que buscam por objetos de alto valor que sejam fáceis de roubar.

E os números não mentem: somente no estado de São Paulo, a cada hora é registrado um roubo ou furto de bicicleta.

Então, sim, realmente vale a pena pagar por um seguro de bicicleta, pois você corre o risco de ter a sua roubada ou furtada sem nem mesmo precisar tirá-la de dentro da sua casa!

E quanto mais você investiu na sua bicicleta, mais ela chama a atenção de quem já está mal-intencionado.

Mas aqui ainda estamos falando apenas de um caso específico: assalto/furto.

Vale ressaltar que muitas coisas também podem acontecer enquanto você pedala, como acidentes que podem quebrar peças ou danificar completamente a sua bicicleta, ou ainda acidentes que podem te machucar seriamente.

Tudo isso são situações que podem acontecer com qualquer pessoa enquanto ela pedala.

Nestes casos, existem ainda diversos serviços que podem ser incluídos no seu seguro de bike, que te ajudará a ter uma segurança financeira diante de situações adversas. 

Por isso, afirmamos que ter um seguro é uma necessidade real para qualquer pessoa que possua uma bike, não existindo isso de “quando você deve ter”, pois não há como prever as situações que o seguro cobre.

vale a pena seguro de bike

O que está incluído nos seguros?

Como já mencionamos, os valores do seguro podem variar conforme o valor da sua própria bike.

Quanto maior o valor, mais caro também vai ser o seguro e, assim, seu investimento também precisa ser um pouco maior.

Além disso, os seguros também consideram o tipo de bike que você possui, se ela é uma MTB, Estrada, Triatlon, Elétrica ou Urbana.

E, claro, os serviços que cada seguradora oferece também influenciarão no valor final que você pagará.

Quanto mais serviços houver, é claro que o valor do plano de seguro tende a ser maior, afinal a empresa estará disposta a assumir mais riscos em seu nome e pagar uma indenização para cada situação.

Caso você não saiba ainda quais são estes riscos que podem ser assumidos, confira os 4 principais tipos de cobertura que as seguradoras oferecem:

  1. Assaltos e furtos

O primeiro e principal serviço que toda seguradora oferece é a cobertura contra assaltos. Afinal, este é o principal problema que leva as pessoas a adquirirem um seguro de bike.

Por isso, ao contratar qualquer plano de uma seguradora, você conta com, pelo menos, uma cobertura em casos de assaltos.

Há seguros mais básicos que são mais baratos, com parcelas que custam a partir de R$54, que te asseguram somente se acontecer um assalto.

Vale ressaltar que o assalto (ou roubo) se configura quando você é abordado pelo bandido, que leva o seu bem material.

No entanto, há outras empresas (a maioria delas!) que também oferecem seguros em caso de furtos qualificados, que é quando você não viu o roubo acontecendo, mas o criminoso deixou vestígios, como uma corrente arrebentada, por exemplo.

É importante saber também que nenhuma seguradora te protege em caso de um furto simples, que é quando furtam a sua bike sem rompimento ou quebra de obstáculos pelo criminoso. Muitas vezes, nem mesmo é possível comprovar que houve um furto nestes casos e, por isso, não há como a seguradora assumir este sinistro. 

Por isso, é importante não somente contratar um seguro, como também se prevenir, jamais deixando a bicicleta sem cadeado ou em um lugar desprotegido, mesmo que seja por apenas por alguns minutos.

Para a empresa cobrir o sinistro de um furto qualificado é necessário que você comprove que, ao ter sido furtado, que a sua bicicleta estava protegida.

  1. Danos acidentais

Outro serviço que pode aumentar o valor do seu seguro de bike, mas que é muito importante avaliar se é um bom benefício antes de fechar um negócio é a cobertura para danos acidentais.

Quando você anda de bicicleta, diversos acidentes podem acontecer e trazer prejuízos significativos, ainda mais em um período em que a reposição de peças está sendo gravemente afetada.

Sabemos que isto é algo que ninguém quer pensar, mas é necessário se proteger, pois pode acontecer com qualquer um ao andar em sua bike.

Esta cobertura cobrirá danos que acontecem em um acidente, consertando ou substituindo a sua bicicleta, ou pelo menos, peças dela que foram danificadas em um acidente que ocorreu enquanto você pedalava.

Para quem participa de campeonatos e competições de ciclismo, ou gosta de treinar de forma mais intensa, encarando trilhas e caminhos com mais obstáculos, vale muito a pena garantir um seguro com esta cobertura!

Afinal, bicicletas de competição costumam ter componentes mais caros e, além disso, você correrá muito mais riscos do que uma pessoa que usa apenas a bicicleta como lazer no dia a dia ou no fim de semana, por exemplo.

Portanto, este é realmente é um investimento que compensa, quando você está correndo ainda mais riscos em cima da sua bike.

Mas assim como na cobertura de assaltos e furtos devo alertar que esta a cobertura de danos também possui exclusões! 

A cobertura de danos acidentais não cobrirá danos causados por mau uso ou por problemas que podem acontecer naturalmente com sua bicicleta decorrido por desgaste de componentes ou por mau uso.

Portanto, é necessário que você possua o máximo de cuidado possível com a sua bike.

Não é apenas porque você possui uma cobertura de danos acidentais que isso significa que qualquer dano que aconteça com a sua bike, o seguro irá cobrir. 

  1. Acidentes pessoais

Enquanto você pedala, não é somente a sua bike que corre riscos. Por isso, existem opções de seguro que incluirão uma indenização que será paga diretamente a você, caso você sofra algum dano corporal.

Esta indenização cobrirá casos de invalidez permanente e morte acidental, sendo neste último caso, a indenização direcionada para seu cônjuge ou descendentes.

Claro que esta é uma possibilidade que ninguém gostaria de pensar, mas, como já falamos acima, é melhor garantir uma proteção financeira para circunstâncias que de fato podem acontecer quando menos se imagina. 

  1. Danos a terceiros

Da mesma forma que algo pode acontecer com você enquanto pedala, você poderá se envolver em acidentes que poderão causar danos a outras pessoas quando estiver pedalando sua bicicleta.

Em situações como esta, a responsabilidade civil recairá sobre você, e o prejuízo também.

Por isso, há seguradoras que também oferecem a cobertura de responsabilidade civil, que cobrirá danos materiais ou também corporais ocasionados por você enquanto você estiver pedalando.

diferentes tipos de seguro de bike

Como acionar o seguro?

Muitas pessoas possuem o medo e dúvida de acionar a seguradora quando for necessário, tendo o receio de que seja muito burocrático ou estressante.

O seguro deve ser sempre acionado quando ocorre um sinistro coberto, que é esta circunstância adversa assegurada pela empresa. 

Ao acontecer o sinistro, você pode falar diretamente com a sua seguradora ou, se for o caso, com a corretora de seguros por onde você contratou a cobertura. Após este contato para comunicar o que aconteceu, a empresa realiza uma verificação para apurar o sinistro comunicado sendo realizada em seguida a conferência de todos os danos e prejuízos.

Com isso, há a liberação da sua indenização, que é o valor que você receberá.

No entanto, não possuir uma corretora especializada em seguros de bicicleta pode trazer muito mais dores de cabeça do que você imagina.

Um corretor especialista não somente ajudará você a escolher a melhor opção de seguro, como também irá te ajudar durante todo o processo de analise dos danos e com a documentação necessária para apuração e pagamento da indenização.

Portanto, quanto ocorrer um sinistro, seu corretor de seguros deverá ser acionado para exercer seu papel de intermediário entre você e a seguradora e, desta forma, você terá muito mais tranquilidade e menos burocracia durante todas as etapas de verificação e conferência de danos.

Além disso, pense que os profissionais que já atuam nesta área e possuem experiência, têm conhecimentos que facilitam este processo, tornando-o mais ágil e fácil.

O valor do seguro muda com o passar do tempo?

Um dos mitos mais comuns sobre seguros de bicicleta é que o valor do seguro contratado diminui com o passar do tempo.

Após o seu seguro ser aprovado, é estipulado um valor que será um acordo entre você e a seguradora. Este acordo é estabelecido e mantido por um ano (365 dias) enquanto o seu seguro estiver vigente. 

A depender da sua opção de seguradora, o valor da indenização poderá ser revisto no momento da indenização, atualizando o valor real da bicicleta no momento em que ocorrer o sinistro, portanto, esteja atento a este detalhe quando conversar com seu corretor para escolher a melhor opção de seguro.

Por isso, há empresas que consideram a depreciação da bike no decorrer da vigência do contrato do seguro e, assim, o valor do seguro poderá não se manter o mesmo desde o início ao fim do contrato.

Por isto, é muito importante você contar com a ajuda de um profissional durante a escolha do seu seguro de bike.

Este profissional te ajudará a fazer a escolha não apenas da seguradora que melhor atende o seu perfil, mas também dos detalhes de cada cobertura conforme as condições gerais da sua apólice de seguros.

contratar seguro de bike

Como escolher o melhor seguro?

Você já deve ter notado que existem muitas variáveis para serem analisadas na escolha de um seguro de bike.

O primeiro passo para escolher um seguro é definir justamente aquilo que você precisa para se sentir protegido contra um imprevisto.

Algumas pessoas querem um seguro básico, que possui apenas o essencial: garantir que receberão a sua indenização em caso de roubo ou assalto.

Ainda assim, nem sempre optar pela mais barata será a melhor escolha.

No entanto, se você sente que precisa de maior proteção além de furto ou roubo, como o risco de sofrer um acidente enquanto pedala ou ainda de causar um acidente, vale a pena avaliar outras opções com estas coberturas.

O que nós aconselhamos é que você escolha um seguro que seja o mais completo considerando o seu planejamento financeiro, pois você contrata proteções contra riscos que você pode até prever, mas jamais antever e que surgirão enquanto você pedala, trazendo diversos prejuízos e não apenas financeiros.

Mas, como há muitas variáveis na escolha do seguro e pode ser confuso escolher isso sozinho, nós recomendamos que você faça uma cotação online e converse com um especialista de verdade. 

Com esta cotação, você terá uma noção dos melhores seguros do mercado, quais coberturas cada um deles oferecem, quais são seus valores (conforme o valor da sua bicicleta) e quais são as formas de pagamento (por exemplo, em quantas vezes o valor do seguro pode ser dividido e pago).

Com a sua cotação, você pode entrar em contato com um corretor de seguros de bike para te ajudar a escolher o seguro e te acompanhar nas próximas etapas.

Da mesma forma que um corretor de planos de saúde pode te ajudar a avaliar as melhores proteções de acordo com o seu planejamento financeiro, um corretor de seguros de bicicleta te ajudará a tomar uma decisão mais consciente.

O corretor especialista ajudará você a escolher o seguro mais adequado, avaliando o seu perfil como ciclista, valor da sua bike e o plano que mais atende o que você precisa.

Também é importante saber que a ajuda desse profissional seguirá durante todo o tempo em que você for um assegurado, e ele estará realmente ao seu lado quando você precisar, te ajudando com as dúvidas mais técnicas e complicadas da contratação de um seguro.

Com tudo isso, fica fácil entender porque o valor de um seguro de bicicleta pode ser mais caro ou mais barato.

Esperamos que estas dicas ajudem você a garantir o melhor seguro para a sua bike! E se possuir mais dúvidas, comente aqui embaixo ou entre em contato com nosso time de especialistas para saber tudo sobre os seguros!


Leitura recomendada

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}