
Por Pedro Werneck
Graduando em Publicidade e Parceiro Veloseguro
Publicado em 19 de janeiro de 2016. | Atualizado em 11 de dezembro de 2018.
Você sabe quais são os cuidados que precisa tomar ao ensinar uma criança a andar de bicicleta? Separamos algumas dicas de segurança essenciais para este momento da infância!
Faz parte da rotina dos pais levar seus filhos para passeios por parques e praças. Uma das atividades mais divertidas é ensinar as crianças a dar suas primeiras pedaladas, principalmente para os pais e mães ciclistas.
As memórias de ganhar sua primeira bicicleta, aprender a andar com rodinhas e depois sem, são coisas que ficam marcadas até a vida adulta.
Entretanto, é importante que as crianças entendam desde cedo as regras de segurança ao andar de bike, e não saiam para pedalar sem estarem utilizando todo o equipamento de segurança necessário para evitar ferimentos.
Andar de bicicleta ajuda as crianças a desenvolverem suas habilidades motoras, ganhar auto confiança, além de manter a boa forma e garantir um desenvolvimento saudável do corpo.
Mas, todos sabemos que a parte mais importante de andar de bike é a diversão, desde que em um ambiente seguro e com o equipamento de proteção correto.
Vejamos alguns dos pontos mais importantes ao levar seus filhos para pedalar.
Uso do capacete infantil
Existem várias regras de segurança a serem seguidas quando for levar uma criança para pedalar, mas esta é sem dúvidas a mais importante a ser cumprida e JAMAIS esquecida.
Não pense que usar capacete é algo apenas para adultos. Muito pelo contrário, as crianças precisam desde o primeiro momento utilizar um capacete.
O papel dos pais é fundamental para dar um bom exemplo aos seus filhos, usando também o capacete quando estiverem acompanhando seu filho, mesmo que seja em um pedal no parque do Ibirapuera, por exemplo.
É muito importante escolher um capacete de boa qualidade, e com o tamanho adequado para a cabeça da criança. Afinal, e nada vale vestir um capacete se na hora do tombo ele mudar de posição e desproteger alguma parte da cabeça.
Lembre-se de assegurar o perfeito encaixe do capacete e observar se as amarradas estão bem afixadas, garantindo que o equipamento esteja estável.
Pode parecer fatalista, mas você só tem um cérebro. Enquanto ossos e pele se curam com o tempo, uma lesão cerebral pode mudar o curso de uma vida para sempre.
E, embora você não precise explicar assim para a criança, é necessário garantir que ela entenda a importância do uso do capacete para sua proteção.
Os capacetes de bicicleta são desenvolvidos para se deformarem no momento da queda, absorvendo o impacto que sofreria o cérebro caso estivesse sem esta proteção.
Muita atenção! Uma vez que um capacete sofre um grande impacto, ele já cumpriu sua tarefa, e não é mais confiável para te proteger em caso de acidentes. Jogue-o fora. Acredite, esta não é só uma estratégia usada para vender mais capacetes, é realmente uma questão de segurança.

Vista a criança com o equipamento de proteção adequado
Sim, o capacete é nosso primeiro colocado na lista de cuidados ao levar crianças para pedalar. Entretanto vale enfatizar a importância de outros equipamentos de segurança.
Crianças tendem a levar as mãos, os cotovelos e os joelhos ao chão no momento de uma queda. Mesmo estando em baixa velocidade, o impacto sofrido pela criança em dessas partes do corpo pode acabar com um dia de diversão em família.
É recomendável usar joelheiras, cotoveleiras e boas luvas. Isso irá ajudar contra luxações, ralados e pancadas.
Também é importante o uso de tênis, para garantir atrito com o pedal e evitar machucados nos pés. Uma criança que se machuca durante o aprendizado pode associar a experiência de pedalar à dor, e pode assim desenvolver insegurança ao pedalar.
Recomendamos que a criança esteja presente no momento da compra de todos os equipamentos de segurança, assim como da bicicleta. Isso porque, com ela presente, é possível certificar-se do tamanho de todos os equipamentos, evitando a compra de algo muito grande ou pequeno.
Quando a criança te acompanha na loja, terá ainda mais estímulo para pedalar e mais motivada estará para usar os equipamentos que escolheu.
Escolha um local seguro
A escolha do local é parte importante na segurança de quem é iniciante no pedal, principalmente em se tratando de crianças.
Prefira parques e praças como locais para quem está dando as primeiras pedaladas. Tente escolher lugares abertos, com poucos obstáculos e baixo trânsito de pessoas e outras bicicletas.
Quando a criança for evoluindo, leve-a para a companhia de outras crianças andando de bicicleta, embora sempre sob a sua supervisão. A interação com outros ciclistas a ensinará a controlar melhor a bicicleta e propiciará o ganho de confiança.
O contato entre as bicicletas e entre os pequenos ciclistas ensina que colisões têm consequências. E fique tranquilo, se estiverem utilizando os equipamentos de segurança certos, dificilmente terão algum machucado mais sério
À medida que a criança evolui suas capacidades, leve-a para ambientes que apresentem desafios novos. Sempre acompanhe e mostre como se faz. Comece a ensinar coisas como segurança ao andar na rua, ou entre pedestres.
Terrenos mais desafiadores também são um passo da aprendizagem, mas lembre-se de que a bicicleta e os equipamentos de segurança devem progredir com a dificuldade da via.

Use a bicicleta do tamanho certo
É comum vermos pais comprando para os filhos bicicletas bem maiores, para garantir por mais tempo o seu uso. Entretanto, uma criança em fase de aprendizagem não deve ser orientada a andar em uma bike inapropriada ao seu tamanho. Isso pode trazer grandes dificuldades na hora de pedalar, e acabar causando quedas e lesões articulares.
Novamente, o ideal é que a criança esteja presente no momento da compra da bicicleta, para que o tamanho seja testado e que a escolha seja acompanhada por um vendedor especializado.
Outro ponto importante é estar atento para o crescimento da sua criança e, quando for necessário trocar o modelo da bicicleta. Especialmente entre os 4 aos 10 anos as crianças costumam crescer muito rápido e muitos pais podem pensar que uma bicicleta deve durar mais de 5 anos com seu filho. No entanto, quando você menos esperar a criança já poderá estar grande demais para sua pequena bike.
Não tenha medo de investir em uma bicicleta nova quando isso acontecer, pois você estará garantindo a segurança física e a saúde da sua criança.
Ensine os conceitos básicos de pedalar
Além de tudo isso, é importante preparar a criança para esta atividade. É necessário entender que a repetição é uma parte importante do aprendizado, assim como o treino e, por isso, você precisa ter muita paciência ao ensinar a criança a andar de bicicleta.
Coisas que para os adultos podem ser simples, como, por exemplo, enxergar um quebra-molas e puxar o freio a tempo, para a criança pode não ser. O mesmo vale para fazer curvas, ou dar a volta com a bicicleta.
São normalmente nestas pequenas "manobras" que muitas crianças acabam caindo e se ferindo e, embora isto também faça parte do aprendizado, é sempre importante evitar o máximo possível os pequenos e grandes acidentes.
Dicas sobre segurança
Quando a criança começa a ter consciência de tudo que está ao seu redor, é hora de ensinar os conhecimentos sobre segurança. Isso inclui explicar sobre os perigos de assaltos e furtos.
Crianças costumam acreditar que ninguém seria capaz de fazer algo como furtar sua bicicleta. Ensinar a nunca deixar a bike desacompanhada é uma lição muito importante.
Explique como a bicicleta é um bem de valor, e pode ser alvo de ladrões, e que prendê-la corretamente a um cadeado e a um objeto irremovível quando não estiver por perto é fundamental para evitar furtos.
Cobertura Familiar? Na Veloseguro tem.
Mais algumas dicas importantes para garantir a segurança das crianças:
- Sempre obedeça às regras da via, seja em um parque ou na rua;
- Nunca ande contra o fluxo da via;
- Mantenha as duas mãos no guidão;
- Sempre teste seus freios. Antes de começas a andar, garanta que eles estejam funcionando;
- Confira a calibragem do pneu e a segurança das peças da bicicleta;
- Veja e seja visto. Use cores fortes e faça sinais informando sua intenção;
- Preste sempre atenção em tudo o que está acontecendo à sua volta, incluindo pedestres, carros e outras bicicletas;
Segurança ao pedalar é a chave para a criança ter uma vida cheia de diversão em cima da bike. Portanto, tome todas as medidas possíveis para garantir que o passeio seja tranquilo e dentro do planejado.
Aproveite e entenda mais sobre os seguros de bike, e como eles podem garantir um pedal mais tranquilo!
Fique ligado no nosso blog para mais informações sobre segurança ao pedalar!