Seguro de bike na prática: Assalto de bicicleta voltando da trilha

Por Pedro Werneck

Apaixonado por bicicletas, publicitário e parceiro Velo

Publicado em 08 de setembro de 2020 | Atualizado em 08 de setembro de 2020.


Quer entender o que acontece com um cliente da Velo que passa por um assalto de bicicleta e precisa acionar o seguro de bike? Acompanhe esta história!

A maioria dos brasileiros sabe o que é viver em uma cidade perigosa, infelizmente. 

E para nós, ciclistas, escutar relatos de furtos e assaltos causa uma sensação inevitável de insegurança e vulnerabilidade. O medo de comprar uma bicicleta melhor, investir mais nessa paixão/esporte e até mesmo de sair para treinar é constante. 

No entanto, existem precauções que podemos tomar, a fim de evitar maiores prejuízos.

Para a Luciana, ciclista segurada pela Velo, a motivação para contratar um seguro de bike veio de saber os riscos de sua cidade, além de já ter perdido um smartphone para um assaltante.

Moradora de Barra Mansa, no RJ, ela sabia que ao sair e chegar em casa de trilhas nos finais de semana ela corria um risco grande de ser assaltada.

Por isso ela pedala protegida por um seguro de bicicleta da Argo Protector desde 2018, serviço que contratou pela Velo Seguro. 

Mas até este ano nunca havia precisado acionar o seguro. Foi voltando de um dia comum de trilha que aconteceu:

Como aconteceu o assalto de bicicleta?

Em um dos últimos morros antes de chegar a sua casa, já no seu bairro, Luciana foi surpreendida por um assaltante que saltou do mato ao lado da rua e gritou o que ninguém quer ouvir:

- "PERDEU, PERDEU!"

Quem já foi assaltado sabe conhece a sensação: o coração sobe para a boca e a barriga gela. Você tenta pensar em uma saída, mas sabe que não há o que fazer mais.

O assaltante se aproximou rapidamente, segurando o guidão e puxando a bike para si. 

Luciana, que já tinha sido assaltada antes, foi tomada por um sentimento de raiva. Mas sabia que sua segurança era prioridade, e não reagiu.

Em segundos o assaltante já estava em cima da bike e fugindo dali.

É nessa hora, que o pânico toma conta. Além do estresse e a descarga de adrenalina que você sente em seu corpo, bate logo na consciência todo o prejuízo que você está levando.

Mas se existe algum alívio neste momento é saber que você estava protegido por um seguro de bike!

assalto de bike na trilha

Acionando a seguradora

Ainda de cabeça quente, Luciana foi para casa e tomou a primeira providência necessária: fazer um boletim de ocorrência online.

No dia seguinte foi à delegacia para validar seu B.O., e logo após entrou em contato com a Velo!

Como corretora de seguros especializada no seguro de bicicleta, a Velo tem a função de ser a ponte entre o ciclista e a seguradora, neste caso a Argo Protector, facilitando todo o processo para o segurado. 

Bastou um primeiro contato por WhatsApp para que nossos especialistas dessem início ao processo de sinistro junto a seguradora. Nas palavras da Luciana:

“Entrei em contato com a Gabs, representante da Velo, e ela deu todo o suporte e feedback, e todo o acompanhamento que foi necessário.”

A Velo cuidou de informar a Luciana quais os próximos passos, e solicitar os documentos que a seguradora precisa para autorizar o pagamento. 

E assim, no prazo de 30 dias, Luciana recebeu a indenização por sua bicicleta!

O processo de acionar o seguro, comprovar o sinistro e receber a sua indenização não precisa ser muito demorado, nem excessivamente burocrático. Este é um grande mito de seguros de bike que as pessoas acreditam e não condiz em nada com a realidade.

Quando ocorre um sinistro, todas as partes desejam trabalhar ativamente para que a pessoa que o segurado não seja lesado com o prejuízo do ocorrido.

Quando perguntamos como ela avalia a nossa participação no seu processo de acionar o seguro, ela respondeu:

“Muito boa! 100% todo o suporte.”

Tranquilidade diante do assalto de bicicleta

Ninguém quer passar por uma situação assim. Ninguém quer ter a bike assaltada, nunca. Mas se aconteceu, melhor que você esteja protegido, certo?

Assim você tem a garantia de receber uma indenização, e ficar longe das trilhas e estradas o mínimo de tempo possível.

Com essa história, você pode aprender algumas coisas:

  • Não reaja durante o assalto. Você apenas estará colocando a sua vida em perigo nesse momento e não adiantará de nada;
  • Faça o seu boletim de ocorrência logo após o assalto de bicicleta;
  • Entre em contato com a seguradora (ou a corretora) o mais rápido possível informando o ocorrido;
  • Aguarde o prazo esperado, ciente de que você está contando com uma empresa séria e responsável. 

Um assalto pode acontecer a qualquer momento e, embora você possa tomar todas as precauções possíveis para evitar isso (como sair sozinha em horários perigosos ou pedalar em zonas mais perigosas da sua cidade), não há como deixar de viver e fazer o que ama pelo medo de sofrer um assalto.

Se você sabe que o que aconteceu com a Luciana pode acontecer com você, faça uma simulação gratuita de um seguro para sua bike!

Mais do que as melhores opções de seguro disponíveis no Brasil, a Velo garante que você tenha conforto e suporte no momento mais delicado: quando acontece o sinistro. Sabemos que esse momento é muito estressante, por isso oferecemos o melhor serviço possível.

Pedale tranquilo com a gente!


Leitura recomendada

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}