5 Razões para fazer o seguro para a sua bicicleta.

Por Pedro Werneck

Graduando em Publicidade e Parceiro Veloseguro

Publicado em 20 de dezembro de 2017. | Atualizado em 11 de dezembro de 2018.


Conheça 5 situações em que você verá o quanto ter o seguro para a sua bike pode ser valioso. Conheça melhor o seguro de bicicleta a partir de exemplos.

1. Ser assaltado enquanto pedala

Pedalar sozinho sempre dá um frio na barriga, já que pode ser um problema em caso de tomar um tombo, ou ser abordado por bandidos. Por sorte quem está protegido pelo seguro de bicicleta conta com cobertura mesmo em caso de estar pedalando sozinho.

Caso sofra um assalto ou um acidente que danificou sua bike enquanto pedala sem companhia, basta tentar reunir o máximo de evidências, como fotos do local, da bike (em caso de danos na bike), depoimentos das primeiras pessoas que você encontrar após o ocorrido, registrar um B.O (em caso de assalto) e acionar o sinistro o mais breve possível.

Você não precisa mais ficar em casa porque a turma do pedal está desanimada!

2. Quebrar a bike durante uma competição

Hora de colocar todo o treinamento em prática. No momento da corrida oficial, você acaba tomando um tombo e quebrando uma parte essencial da bike, como quadro, suspensão ou pé de vela. Não é possível recuperar o tempo perdido na prova, mas que tal voltar para casa sem prejuízo no bolso?

É possível contratar o seguro para sua bike com cobertura contra danos na bike em competições e  eventos esportivos em todo Brasil e até mesmo no exterior. Com base em alguns orçamentos, a seguradora avalia e aprova a manutenção da sua bike, te colocando de volta nas pistas e buscando por medalhas.

3. Ter a bike furtada durante o transporte

Você é daqueles que se sente orgulhoso de exibir a sua bike top no rack do carro? Bem, lembre-se que só é cobiçado aquilo que é visto.

Todo mundo conhece aquele local perfeito para pedalar, mas que fica muito longe de casa. E se chegar com a bike  até a pista é mais desafiador do que percorrê-la?  Ser furtado enquanto transporta a bike em um rack ou carroceria é um perigo real, e sempre requer medidas de segurança.

Tem sido cada vez mais comum o furto de bicicletas nas estradas, principalmente nas vias que levam a cidades onde há competições.  O comércio de bicicletas e peças roubadas tem se tornado um negócio lucrativo para bandidos e a falta de policiamento aliado à facilidade de escape por estradas vicinais tem chamado a atenção para as vias 

Este é mais um caso em que o seguro de bicicleta pode te salvar. Desde que devidamente presa e segura com um cadeado, sua bike conta com total proteção durante transporte, garantindo que você não tenha desculpas para deixar de pedalar na sua pista favorita.

4. Ter a bike furtada enquanto estacionada

Deixar a bike à vista de bandidos é sempre traz sempre um enorme risco ao ciclista, principalmente quando o acesso à bicicleta não é restrito, como no exemplo acima.

Não passa pela cabeça da maioria das pessoas que tentar roubar uma bicicleta em uma via pública em plena luz do dia pode não ser um motivo de preocupação para um bandido.

Você precisa levar em consideração que além do fato de que ele poder estar acostumado à "rotina" de furtos poderá tornar sua ação tão natural e discreta, que pode passar desapercebida até mesmo em vias com alto movimento.

Você deve esperar que há muito mais chances de que outros pedestres absorvidos por seus próprios problemas e não querendo "meterem-se em encrencas", muito mais provavelmente ignorarão o fato de que uma ação suspeita pode ser de fato um crime flagrante. 

Não espere que uma equipe de policiais esteja à espreita quando a bike escolhida para ser furtada, for a sua.

É melhor ter o melhor cadeado e um conselho aqui da Velo é optar por guardar a bike em estacionamentos pagos ou vigiados. 

5. Causar danos a terceiros

É claro que todos tomamos cuidado e evitamos qualquer tipo de colisão, mas quem pedala na cidade sabe que as coisas nem sempre ocorrem como planejado. Bater em um carro, moto, ou pedestre, pode causar muita dor de cabeça e prejuízo. Não para quem tem um seguro de bicicleta!

Hoje já estão disponíveis opções de seguro que em caso de danos a terceiros, 100% do valor da sua bike é garantido para reparar os danos causados, sejam eles materiais, físicos ou morais. 

Quer conhecer mais detalhes sobre as coberturas de um seguro de bicicleta? Leia este outro post do nosso blog.