5 Vantagens de Fazer um Seguro para sua Bicicleta

O número de apaixonados pelo ciclismo dispostos a investir em bikes cada vez melhores aumenta a cada ano. Mas você sabia que tão importante quanto investir no seu principal equipamento para pedalar, é também fazer um excelente seguro para sua bicicleta?

Nós sabemos que nem todo mundo se sente muito confortável com a ideia de fazer um seguro, pois a maioria das pessoas acredita que irá pagar por um serviço que nunca vai usar. 

Ou, pior ainda, acreditam que, quando precisarem, poderão encontrar uma série de burocracias que dificultarão o recebimento da sua indenização, podendo até mesmo se arrepender de ter contratado o seguro para sua bike. 

A verdade é: basta você possui um bem material de valor – como uma bike – que já é importante você contratar um seguro para se precaver de diversos imprevistos e eles acontecem!

Mas acredite: um seguro de bicicleta pode fazer muito mais por você do que apenas te assegurar em caso de roubo ou furto.

E não há nada de muito complicado em adquirir e solicitar a ajuda do seguro, quando necessário. Especialmente se você conta com um suporte de profissionais qualificados durante a jornada de contratação.

Iremos te mostrar as 5 principais vantagens de contratar um seguro para sua bicicleta sob medida para as suas necessidades!

1. Mais tranquilidade para pedalar no dia a dia

Andar de biciclista é uma das melhores atividades físicas que existe!

Faz muito bem para a saúde, proporcionando mais qualidade de vida quando você já possui esta atividade como um hábito na sua rotina semanal, além de ajudar também a melhorar o humor.

Além disso, pedalar é uma atividade física que se adapta à sua necessidade, podendo ser tranquila como um passeio no parque, ou intensa como desbravar uma trilha, por exemplo.

E, além disso, a bicicleta é uma alternativa de transporte para te levar ao trabalho ou, simplesmente, para se deslocar pela cidade.

Andar de bicicleta pode ser ainda muito relaxante, especialmente quando você aproveita para seguir por caminhos em meio à natureza. 

No entanto, todo ciclista enfrenta também alguns medos que podem roubar toda essa paz de um momento tão bom do seu dia – e, muitas vezes, acabam deixando de pedalar por causa disso!

Depois do medo de ser atropelado, o que mais preocupa é a segurança, pois a cada ano cresce o número de roubos e furtos de bikes no Brasil, especialmente nas grandes cidades.

Acidentes com a bicicleta também podem acontecer e danificar peças da sua magrela, trazendo um grande prejuízo financeiro, ou ainda pior, te machucar seriamente.

Por isso, muitas pessoas acabam desistindo desse hábito antes mesmo de começar.

Mas a verdade é que nada disso precisa ser um empecilho para você não pedalar, especialmente quando você pode contar com o suporte de uma seguradora.

Há no mercado diversas opções de planos de seguro para bikes com variadas coberturas, que te fornecem todo o auxílio necessário nestes momentos mais tensos e completamente imprevisíveis.

Por exemplo, todas as empresas oferecem seguros contra roubos, garantindo que você não tenha um grande prejuízo financeiro após ter sua bike roubada.

Há ainda outras coberturas que te ajudam a ter uma sensação maior de tranquilidade a cada vez que você tira sua bike de casa e a leva para a rua.

Com certeza, essa sensação de que você tem um seguro pronto para te ajudar, se precisar, dá muito mais paz para você poder aproveitar seus passeios e treinos com sua bike!

2. Suporte para participar de competições

Às vezes é um caminho muito natural: a pessoa adquire sua bike para se divertir e ter um momento de lazer na sua rotina, mas logo isso se torna uma paixão e ela fica cada vez mais envolvida no mundo do ciclismo.

É assim que muitos ciclistas passam de amadores a profissionais, participando de torneios, competições e viagens com a finalidade exclusiva de competir em diferentes cenários. 

Para quem compete, participar de uma prova pode ser uma descarga indescritível de adrenalina, mas competir traz consigo diversos riscos e você precisará contar proteções mais robustas para ter mais tranquilidade ao treinar e competir.

Por exemplo, muitos acidentes podem acontecer enquanto você pedala, danificando peças de sua bike ou até mesmo você pode acabar se machucando gravemente, principalmente durante os treinos, por incrível que possa parecer.

Nestes casos, é sempre bom contar com um seguro que cobre o conserto e troca de peças da bike, ou até mesmo a troca da sua magrela por uma nova, dependendo do tamanho do tombo.

Assim, você não precisará sofrer com o prejuízo de precisar substituir ou consertar peças (que, normalmente, não são baratas!). Sem falar que você também conta com muito mais agilidade em todo esse processo, podendo voltar logo a treinar.

Da mesma forma, contar com um seguro que garante uma cobertura de acidentes pessoais pode ser muito útil nestes momentos.

Como você está competindo, seu treinamento pode ter períodos mais longos e exaustivos, ocorrendo em percursos com diferentes complexidades, até você estar preparado para a competição.

Em meio aos treinos, sempre há o risco de lesões ou mesmo um grave acidente. Afinal, andar de bike (seja um atleta amador ou profissional) traz seus riscos como em qualquer outra atividade física.

Durante a própria competição, enquanto sua adrenalina está alta e você está focado na superação de seus limites, um acidente grave também pode acontecer. É claro que ninguém gosta sequer pensar nesta possibilidade, mas não se pode fechar os olhos e fingir que ela não existe.

Em todos estes momentos você também estará correndo o risco de sofrer um acidente que pode danificar a bike e até mesmo ser roubado.

Lembre-se de que imprevistos são acontecimentos que naturalmente ocorrem quando você menos espera. 

Por isso, se você está pensando em iniciar ou já começou a competir, é muito importante que você conte com a proteção de uma seguradora!

Roubos em competições

Se você ainda não está convencido sobre a necessidade de um seguro para participar de competições, saiba que estes são os lugares mais perigosos quando o assunto é roubo de bikes!

Durante as competições, você corre mais riscos ainda de ter a sua bicicleta roubada, afinal muitos ladrões estão de olho nos atletas que participam destes eventos, que podem ser muito divulgados e atrair vários curiosos e mal-intencionados.

Todos os atletas que participam de competições ficam mais “visados”, especialmente em se tratando de ciclistas com verdadeiras máquinas que te fazem voar baixo!

As pessoas sabem que bicicletas de endurance são muito mais caras e podem custar bem mais do que uma moto ou um carro de luxo. E, claramente, bicicletas estão longe de ter a rastreabilidade que estes veículos possuem.

Então, você acaba correndo mais riscos de ter a sua bike roubada ou furtada quando participa de uma competição.

Inclusive, conheça diversas dicas aqui sobre como você pode cuidar da proteção de sua bike durante competições. 

Existem ainda planos de seguros que permitem a inclusão de cobertura internacional, caso você esteja planejando viajar e competir em outros países com  sua bicicleta. 

Pense no transtorno que pode ser caso aconteça algo com sua bike enquanto você está fora do país! Como você poderia consertá-la? E qual seria o custo disso? E, sem um seguro, como você vai tirar do próprio bolso todo o valor para o reparo da bike?

Mas, com um seguro de bike que possui cobertura internacional, você evita bastante dor de cabeça nesta situação, contando com uma empresa que já sabe o que fazer nestes casos e tendo todo o auxílio garantido.

Para todas as situações mostradas acima existe um seguro para te ajudar no momento em que você precisar.

3. Assistência para sua bike e para você

Eu sei que ninguém gosta de pensar em tragédias, nem mesmo quando se trata para imaginar como se preparar para um momento desses.

No entanto, você precisa concordar conosco: quando você tem uma bicicleta, você já corre riscos.

Muitas vezes, nem mesmo precisa estar pedalando, basta ter a sua bicicleta em casa que você pode acabar sendo furtado!

Ou, então, você resolve pedalar um pouco à noite, logo após chegar em casa do trabalho, e é abordado na rua por um ladrão, que leva a sua bike.

Ou você está completando um percurso em uma trilha super difícil, vacila em uma manobra e pronto – a sua bike está quebrada!

E, sim, as coisas ainda podem piorar… Em um acidente desses, pode ser que você se machuque gravemente!

Eu sei, ninguém gosta de pensar em situações assim. Do furto silencioso que pode acontecer dentro da sua casa ao acidente que pode te colocar em um quadro de invalidez permanente, todos nós preferimos pensar que tudo isso está longe da nossa realidade.

Mas são coisas que realmente podem e acontecem! Por isso mesmo que existem serviços para ajudar nestes casos.

E, se assim for, o melhor é você contar com uma assistência financeira.

O lado bom de contratar um seguro é que você conta não somente com uma assistência para a sua bike – em caso de conserto ou indenização por furto -, mas também conta com coberturas para te proteger caso algo aconteça com você!

E isto é tão sério, que o seguro cobre até mesmo em caso de morte do ciclista, direcionando a sua indenização para sua família.

Afinal, a sua vida possui um valor muito maior do que qualquer bicicleta!

4. Planos personalizados

Diante de tudo isso que já tratamos aqui, você já deve ter percebido que existem vários serviços que podem fazer parte de um bom seguro de bicicleta. 

No entanto, você pode estar pensando: “mas eu nem quero tudo isso!”. 

E o lado bom de contratar um seguro de bicicleta é que você não precisa simplesmente escolher um plano super básico ou extremamente completo.

Com o aumento de boas seguradoras apostando em oferecer seguros para os ciclistas, há também uma grande variedade de planos e personalizações pensadas para diferentes perfis.

O mercado já percebeu que existem diferentes tipos de ciclista e, assim, há também variadas necessidades a serem atendidas. 

Por exemplo, há seguros sob medida para quem compete e treina diariamente, faz trilhas mais perigosas, viaja com sua bike, e etc.

Estes ciclistas correrão mais riscos, como acidentes pessoais enquanto pedala, ou riscos de danificar sua bike em seus percursos. Por isso, é extremamente necessário um plano bem mais completo.

Por outra via, há também coberturas de seguros mais simples, para ciclistas urbanos, que gostam de usar sua bicicleta como uma forma de praticidade no dia a dia, para se locomover de modo mais sustentável.

Nestes casos, são ciclistas que utilizam as ciclovias de sua cidade e, assim, precisam mais de um plano básico que atenda as necessidades de segurança, como em caso de roubos e furtos.

O importante é você ter em mente que um plano de seguro de bike pode ser bem mais personalizado de acordo com o que você precisa.

Além disso, na hora de realizar sua cotação de cobertura, é levado em conta outros fatores que ajudam nessa personalização, como o valor da sua bike e até mesmo a categoria dela (MTB, urbana, estrada, elétrica ou triatlon).

Portanto, você não precisa se preocupar, pois você pode escolher o seguro de acordo com a sua realidade financeira e suas necessidades como ciclista, selecionando um seguro com as proteções que você precisa.

planos de seguro de bike

5. Amparos em acidentes a terceiros

Da mesma forma que você  pode sofrer um acidente, danificar a sua bike ou até mesmo se machucar, você também pode acabar ocasionando um acidente para outra pessoa que esteja por perto.

Estas coisas são muito imprevisíveis e, muitas vezes, não conseguimos no momento evitar que algo pior aconteça.

Assim, você pode causar prejuízos materiais para outra pessoa/ciclista ou até mesmo danos corporais, tudo isso enquanto você está pedalando.

Seja enquanto você está treinando com outras pessoas, ou enquanto está pedalando por uma ciclovia, ou ainda ao atravessar uma rua com a sua bike e acabar batendo em um automóvel… 

Independe de ter atingido uma pessoa ou um bem material, como outra bike, um carro ou moto, você pode contar com o auxílio da sua seguradora. 

Para isso, existe uma cobertura específica que está presente em grande parte dos planos de seguro de bike. 

Esta cobertura é nomeada como “responsabilidade civil”, pois ela te ajuda a cobrir os danos causados que você pode causar a terceiros.

Nestes casos, você sabe que a responsabilidade pode cair sobre você, seja ela por danos materiais ou corporais, e os prejuízos podem ser muitos, como custos de reparo ou até mesmo uma alta indenização.

E com certeza isto é algo que ninguém espera ter que lidar quando sai para passear com a sua bicicleta, não é mesmo?

Portanto, é muito valioso poder contar com um plano que cubra estes danos a terceiros, garantindo sua tranquilidade caso um acidente assim venha acontecer e a responsabilidade recaia sobre você!

Vantagem bônus: Contrate seu seguro com um especialista!

Por último, precisamos dar uma dica de uma vantagem que qualquer ciclista pode ter ao adquirir um seguro de bike: contar com a ajuda de uma corretora especializada.

Em geral, as pessoas possuem certo receio de contratar um corretor para ajudar em toda a escolha do seguro e contratação do plano, supondo que isso vai deixar tudo mais caro.

A verdade é o oposto disso!

Primeiro, o corretor te ajudará a analisar as melhores opções do mercado, buscando entender as proteções que você precisa.

Com tantas opções de seguradoras, realmente pode ser confuso escolher aquela que possui o melhor custo x benefício de acordo com sua necessidade como ciclista.

No entanto, o corretor de seguros, quando é especializado em seguros de bicicleta, é um profissional com olhar treinado para identificar exatamente quais serviços são realmente essenciais que você tenha em um plano e quais seguradoras irão oferecer estes serviços pelo melhor preço.

Assim, você irá economizar bastante, pode ter certeza.

Claro que o corretor ainda pode conseguir melhores descontos e formas de pagamento, analisando a melhor oferta para fechar o negócio. 

Tudo isso só é possível quando você está contando com a ajuda de um profissional experiente.

Segundo, a corretora não estará somente te auxiliando neste primeiro momento, mas poderá te acompanhar durante todo o período em que o contrato estiver vigente.

Assim, quando ocorrer um sinistro (o evento que fará você acionar o seu seguro), você pode primeiro comunicar à corretora e deixar que ela faça o resto, intermediando todo o processo desde a abertura do sinistro até o pagamento da indenização.

Dessa forma, você conta com muito mais tranquilidade e menos burocracia, escolhendo a corretora certa para acompanhar tudo de perto e conduzindo de forma a assegurar a melhor experiência na hora que você mais precisa.

Isso facilita tudo!

Terceiro, ao final do contrato com a seguradora ou, caso você ainda esteja com o contrato vigente, e queira modificar as coberturas ou fazer alterações na sua bicicleta, a corretora estará do seu lado , de mãos dadas com você.

Com certeza, estas são vantagens bônus que você conta somente com uma corretora qualificada. 

Aqui na Velo, você conta com corretores profissionais que podem te ajudar em tudo isso! Basta realizar a sua cotação online, para encontrar as melhores opções de planos para a sua bike e nosso time de especialistas estará aqui para te ajudar!

Se você tem ainda alguma dúvida sobre seguros de bikes, deixe seu comentário aqui embaixo!

 


Leitura recomendada

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}