5 Dicas para Escolher Seu Seguro para Bike

Todo ciclista enfrenta algumas dificuldades na hora de escolher seu seguro para bike. Se você está passando por esse momento, leia este artigo até o final para te ajudarmos com 5 dicas de ouro que vai facilitar esse momento!

Escolher seu seguro para bike é uma decisão muito importante. Isso porque você precisa estar atento para vários fatores:

  • A bike que você possui;
  • As empresas que oferecem seguro;
  • Quais são as coberturas disponíveis e o quais você precisa para se sentir tranquilo enquanto pedala;
  • Os melhores valores e opções de pagamento.

Esses são apenas alguns fatores que precisam ser avaliados antes de você escolher a primeira empresa que vê oferecendo seguro para bike  e firmando um contrato de 1 ano com ela.

Lembre-se: nós nunca queremos que um sinistro ocorra, mesmo quando pagamos o seguro.

Mas não é questão de querer, pois os imprevistos acontecem e, ao precisar da seguradora, é bom que você esteja contando com uma empresa séria e responsável, além de ter contratado um seguro que cobre exatamente o que você precisa.

A pior coisa que pode acontecer é você deixar de lado uma cobertura por achar que nunca vai precisar dela e, poucos meses depois, ocorrer exatamente este sinistro.

Na mesma hora, com certeza você se lembrará da sua escolha de seguradora e pensará que todo aquele prejuízo poderia estar sendo evitado, caso você tivesse feito uma escolha melhor.

Por isso, vamos te ajudar a esclarecer com estas 5 dicas tudo que você precisa avaliar antes de fechar qualquer contrato com uma seguradora.

Seu tipo de bike e o tipo de seguro

Algo que precisa ser pensado no primeiro momento em que você for escolher seu seguro para bike é sobre o tipo de bicicleta que você possui.

Normalmente, o que influencia o valor do seguro não é o tipo de bike, mas sim o seu preço avaliado no mercado. É isso que determina, por exemplo, se você consegue ou não fechar um seguro com determinada empresa, visto que muitas possuem um valor mínimo e máximo para oferecer suas coberturas de seguros.

Além disso, o valor da sua bike também vai influenciar no valor da franquia dela e o valor das parcelas pagas do seguro. Ou seja, quanto sua bike está avaliada no mercado conta mais do que a categoria em que ela está na modalidade de ciclismo.

No entanto, o tipo de bike influencia na hora de escolher quais coberturas são importantes que você tenha no seu seguro, a fim de trazer mais tranquilidade e segurança enquanto você pedala.

Especialmente hoje em dia, em que há tantos modelos diferentes de bicicletas, é importante avaliar bem as opções segundo as necessidades e riscos que você corre com cada uma.

Por exemplo, já falamos aqui sobre o seguro para Bike Speed, que é uma bicicleta de alta velocidade para quem gosta de percorrer no asfalto.

Neste caso, quem pedala com esta bike tende a usá-la mais no dia a dia, para percorrer pelas ruas e ciclovias, enquanto a usa como meio de transporte, ou para participar de competições desta modalidade de ciclismo, percorrendo por BRs. 

Mas uma coisa é certa: a speed exige bastante equilíbrio e destreza durante a pedalada para evitar diversos acidentes que podem ocorrer com maior facilidade.

Afinal, ela possui um design diferente, muito mais fino, especialmente nos pneus, diminuindo a aderência que possui no chão. Isso contribui para acidentes especialmente em quem ainda não tem muita prática e hábito de pedalar este estilo de bicicleta. 

Quem possui uma bike speed com certeza se sentirá muito mais tranquilo contando com um seguro de cobertura para danos acidentais.

Essa cobertura te protege financeiramente caso aconteça um acidente enquanto você pedala que danifique a sua bike ou, pelo menos, algumas peças dela. 

Há ainda o fator do valor da sua bike. Pois, quanto mais cara ela for, mais vale a pena investir em um seguro completo, com grande variedade de coberturas que te protegem diante dos mais diversos acontecimentos.

Uma bike mais cara também chama muito mais atenção na rua, sendo observada por aqueles que possuem a intenção de roubá-la em algum momento, seja te abordando diretamente e levando sua bicicleta pela violência, ou furtando-a quando você não estiver por perto durante alguns minutos. 

Avalie seu perfil de ciclista

Com certeza um dos fatores que mais vão influenciar na hora de fechar um pacote de seguro de bike é o seu perfil como ciclista.

Uma coisa é certa: as pessoas estão se apaixonando cada vez mais pelo ciclismo. Mas isso não significa que todos possuem o mesmo perfil!

Há pessoas que se apaixonam por andar de bike e desejam investir nisso como um esporte. Então, elas treinam diariamente, participam de grupos de ciclistas, campeonatos e competições. 

Há aquelas que gostam de andar de bike, mas veem isso apenas como uma atividade ocasional durante a sua semana, uma oportunidade de se exercitar fisicamente e de cuidar da saúde, ou até mesmo como um momento de lazer, enquanto aproveita para pedalar e conhecer novos lugares.

Há quem sinta que a bicicleta traz uma dose de aventura na sua vida, e ama percorrer trilhas e fazer longos trajetos nos fins de semana em meio à natureza para se sentir bem. 

E há ainda quem prefira utilizar a sua bike como meio de transporte. O que também há diversas motivações: uma oportunidade de cuidar da saúde durante a rotina da semana, uma forma de economizar dinheiro com combustível, uma alternativa para cuidar mais do meio ambiente.

Você pode achar que o que leva você a pedalar não importa na hora de contratar um seguro. Mas isso realmente faz a diferença, especialmente quando analisamos sua motivação como ciclista e sua rotina. 

Um ciclista que treina diariamente e participa de competições possui necessidades de proteção diferentes de um ciclista que pedala esporadicamente por seu bairro ou regiões próximas de sua casa/trabalho, embora também goste bastante desta atividade física. 

Enquanto para o primeiro pode ser importante um seguro mais completo, que conte com coberturas de roubo, furto, acidentes pessoais, danos acidentais e danos a terceiros, para o segundo pode ser irrelevante tantas opções que provavelmente não usará. 

O seu perfil como ciclista (se pedala todos os dias, se pratica alguma modalidade específica, se compete ou pedala por lazer) mostrará justamente quais são as suas necessidades e o que você precisa contar para se manter protegido e seguro em situações adversas.

E isso deve ser considerado em uma análise realista.

Na hora de escolher o seguro, você precisa considerar as piores situações que podem acontecer enquanto você pedala.

Mas, por exemplo, se você não pedala diariamente, não pedala em grupo, não realiza trilhas e faz seus percursos em lugares mais tranquilos, talvez não haja uma grande necessidade de pagar a mais para ter uma proteção de danos a terceiros, por exemplo.

No entanto, muitas pessoas, ao ir por este raciocínio, acreditam que nunca vão precisar de nenhuma cobertura além daquelas que as protegem em caso de roubo ou furto.

E isso é um grande engano. Por isso, analise tudo com cautela, pense na sua rotina, na forma como você pedala, no tipo de bike que possui e no que você realmente precisa para se sentir protegido. 

Custo e benefício para escolher seu seguro para bike

Uma vez que você entende que há coberturas diversas para atender as necessidades dos ciclistas, é importante avaliar entre cada seguradora qual oferece o melhor custo x benefício.

E aqui não falamos de escolher aquela que é mais barata diante de determinadas coberturas.

Na verdade, seguir pela ideia de pagar o seguro mais básico apenas por achar que não precisa de muitas coberturas podem te levar a tomar um grande prejuízo.

Na hora de avaliar o seguro de bike, é importante avaliar os custos (valores de parcelas e franquia, assim como as condições de pagamento oferecidas) e os benefícios que a seguradora está ofertando.

Já percebemos fazendo diversas cotações online aqui na Velo Seguros que muitas vezes o valor de diferença entre um seguro e outro é muito pequeno, mas o benefício que uma seguradora oferece quando comparada com outra é muito maior.

Por exemplo, há seguros que oferecem uma cobertura básica de apenas proteção em caso se roubos e furtos por determinado valor, enquanto outra seguradora oferece mais coberturas pode um valor um pouco maior.

Nestes casos, vale muito mais a pena pagar mais e ter uma cobertura mais ampla, que te traz tranquilidade em variadas situações.

Nesse momento, pensar apenas em economizar acima de tudo pode acabar te levando a tomar uma decisão equivocada, que mais adiante pode trazer diversos arrependimentos e estresses.

Isso não significa, obviamente, que você deve escolher o seguro mais caro do mercado. Afinal, o valor mais alto também não quer dizer nada!

O importante é você avaliar os três fatores em conjunto: valor das parcelas, valor da franquia e as coberturas inclusas.

Com estes três fatores bem claros, você consegue analisar com muito mais clareza qual das opções de seguro é a melhor.

E é justamente por isso que na Velo Seguros oferecemos um sistema de simulação online em que você analisa em uma mesma página as opções de seguradoras com seus preços, coberturas, franquias e condições de pagamento.

Assim, você vê de uma vez só todas as opções e consegue decidir com mais agilidade e menos dúvidas qual é a melhor de acordo com o que você precisa para se sentir tranquilo enquanto pedala e exatamente o que você pode pagar, dentro de suas condições e desejo de investir na proteção financeira. 

Compare as empresas e coberturas

Ainda falando sobre a simulação de seguro, vamos explicar aqui sobre as empresas seguradoras que oferecem seus serviços para ciclistas e as diferenças entre cada um delas. 

Atualmente, recomendamos 4 empresas para você fazer o seu seguro: Akad, Berkley, Porto Seguro e Sompo. 

Embora todas sejam excelentes empresas, sérias e responsáveis, com quem você pode contar na hora da precisão, há várias diferenças que precisam ser comparadas em conjunto com os três fatores que mencionamos acima: seu tipo de bike, seu perfil como ciclista e o custo x benefício.

Esses fatores vão influenciar completamente na escolha do seu seguro.

Para explicar algumas diferenças, fizemos uma simulação simples de uma bike de R$4.500 para mostrar o que varia entre cada seguradora.

A primeira que analisamos foi a Argo, que, para uma bike avaliada neste valor, oferece um seguro com franquia mínima de R$500 e a partir de 4 parcelas no valor de R$113.

Com estes valores, você consegue contratar as coberturas de Assalto, Furto qualificado, Danos acidentais e Danos a terceiros. A Argo não cobre acidentes pessoais, nem possui cobertura internacional. No entanto, é possível adicionar uma cobertura de acessórios.

Um grande diferencial da Argo é que ela aceita bicicletas sem a nota fiscal, sendo necessário comprovar de outra forma que a bicicleta pertence a você. 

Outra empresa que também possui esse diferencial é a Berkley e, em seu caso, ela pede uma franquia mínima de R$1.000 e seu pagamento pode ser a partir de 3 parcelas de R$167, para uma bike avaliada em R$4.500.

A Berkley oferece também um pacote diferente de coberturas, com proteção para sinistros de Assalto, Furto qualificado e Danos Acidentais. Neste caso, você também pode adicionar uma cobertura para acessórios, caso deseje. 

Com certeza, a empresa que oferece mais coberturas, sendo a mais completa, é a Porto Seguro. Em seu contrato, você estará assegurado de Assaltos, Furtos qualificados, danos acidentais e Acidentes pessoais.

A empresa ainda oferece a opção de você adicionar mais coberturas, como Danos a terceiros, acessórios e cobertura internacional.

A Porto Seguro exige a nota fiscal para ser possível contratar seus serviços de coberturas para bikes. Você pode pagar em 6 parcelas de R$98, para uma bike avaliada em R$4.500, e com franquia mínima de R$800.

Por fim, a Sompo é que possui o plano mais básico, para quem apenas deseja uma cobertura para Assaltos. Um ponto negativo é que esta empresa não oferece cobertura nem mesmo para furto qualificado, que é uma situação bastante comum e que traz tanto prejuízo financeiro quanto um assalto.

Ela possui a menor franquia mínima, de R$400, com 6 parcelas de R$64, para bikes avaliadas em R$4.500.

Mostramos todos esses dados para você poder entender de forma bastante clara como cada empresa varia muito, tanto nas coberturas oferecidas, quanto nos valores cobrados e as formas de pagamento disponibilizadas.

Por isso, é importante ter em mente quanto você quer investir em um seguro e quais são as coberturas que você acha indispensáveis, para manter sua tranquilidade enquanto você pedala. 

Pois, com certeza você vai encontrar uma grande variedade de serviços e valores no mercado. Ter a clareza do que você busca facilita na hora de contratar a empresa certa. 

Mas existe ainda mais uma coisa que você pode fazer para simplificar a hora de escolher seu seguro para bike. 

Conte com ajuda de um corretor

Se tem algo que pode fazer toda a diferença ao escolher o melhor seguro é contar com o auxílio e suporte de um profissional qualificado, que entende desse mercado e pode te ajudar a entender tudo que você precisa saber para fazer a decisão mais assertiva.

Com certeza, ao começar a ler os termos e conceitos das seguradoras, muitas dúvidas podem surgir. O que é uma franquia? O que é um sinistro? Como funciona para acionar o seguro?

Tudo isso são dúvidas simples e comuns que todos possuem, especialmente ao contratar este tipo de serviço pela primeira vez.

Mas, além de te ajudar esclarecendo isso tudo, um corretor estará ao seu lado ajudando também na escolha do seguro, avaliando qual empresa possui o melhor custo x benefício diante do que você precisa.

Essa análise pode ser feita por você também, mas com certeza o olhar treinado de um profissional experiente e que te ajudou tantos outros clientes, por fazer toda a diferença, né?

E o papel do corretor não está somente nesse passo inicial, de escolher o seguro, contratar e pagar. Ele também estará te ajudando durante toda a vigência do contrato (que é de um ano).

Assim, caso ocorra um sinistro e você precisa acionar seu seguro para receber a indenização, você pode acionar diretamente a corretora, que estará disponível para mediar a situação entre você e sua seguradora, tornando o processo menos burocrático.

Ao fim do seu contrato, seja para renovar, cancelar ou mudar de empresa, o corretor também estará ao seu lado te ajudando novamente a tomar essa decisão.

Ou seja, você conta com um verdadeiro apoio em todo momento.

Aqui na Velo, você realiza toda a sua cotação online com um simulador que mostra a você as melhores opções do mercado para sua bike e ainda pode entrar em contato com um de nossos corretores para te ajudar na escolha do seu seguro.

Isso vai facilitar a sua vida, além de trazer muito mais tranquilidade para quando estiver pedalando por aí. Quando se trata de segurança e proteção, você não pode procrastinar! 


Leitura recomendada

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}